Tecnologia da informação (TI): entenda o que é
- SystemUp
- 15 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
A Tecnologia da Informação, é a área que lida com toda a gestão da informação que é armazenada e utilizada de forma digital, incluindo a manutenção e instalação dos dispositivos e serviços necessários para que essa gestão possa ocorrer.

É uma área extremamente abrangente, e vários aspectos da computação podem ser abordados. É comum até que os cursos da área não abranjam o suficiente: embora os conceitos mais importantes sejam abordados, a TI está constantemente avançando e se reinventando, e nem sempre os cursos conseguem acompanhar.
O mais comum é pensar sobre como manter uma empresa funcionando: organização da informação, segurança da informação, arquitetura de computadores, programação, gerenciamento de redes, funcionamento de bancos de dados, sistemas operacionais, sistemas corporativos, entre outros, além de ensinar sobre gerenciamento de projetos, finanças e contratos.
A parte mais importante, porém, é o gerenciamento de servidores, a função mais comum das equipes de TI dentro de uma empresa. Os servidores são como o coração de uma empresa: garantem que toda a parte digital esteja funcionando e controlam o armazenamento e fluxo de toda informação dentro de uma empresa.
Se um servidor para de funcionar ou é invadido, todo o funcionamento da empresa fica em risco, e muito dinheiro acaba sendo perdido. O objetivo dessa equipe é justamente evitar que isso aconteça e, caso aconteça mesmo assim, agir rapidamente para minimizar os danos.
Qual a importância do TI para a empresa?
Em resumo, o setor de tecnologia da informação é uma necessidade atual no mercado competitivo.
Mais que isso, é ele que contribui para solucionar problemas e elaborar estratégias que facilitam processos e, por conseguinte, ajudam a gerar mais lucro para uma empresa.
Quais as tendências na Gestão Empresarial no Pós-Pandemia
É a TI que permite autonomia e agilidade, principalmente no acesso a informações com qualidade. No mercado, ele não é apenas um diferencial, mas uma necessidade no processo de gestão empresarial atual. Isso sem contar que as empresas precisam de controle e segurança de dados.
Em resumo, podemos destacar algumas vantagens da TI para a empresa:
· Aumento da produtividade;
· Melhoria na comunicação;
· Maior segurança de informações;
· Aumento da disponibilidade nos sistemas de informações.
Como integrar a TI aos demais setores?
Para facilitar a integração com os demais setores, é fundamental que o gestor do setor de TI participe de todos os processos estratégicos de decisão da empresa.
LGPD – sua empresa está pronta para lei de proteção de dados?
Sem contar que cabe ao gestor analisar indicadores, demandas e propostas sugeridas em reuniões. Isso para que a TI possa facilitar ou automatização dos processos e implementação de novos projetos.
Outra maneira de ajudar nesse processo são os canais de comunicação internos. Eles são uma alternativa para orientar, informar e engajar profissionais. A intenção é mantê-los bem informados.
Comments