Rack é uma estrutura geralmente feita de metal no formato de gabinete ou parede, que permite armazenar e organizar os diferentes componentes de instalações da rede, como servidores, sistemas de armazenamento, switches, cabos, entre outros equipamentos.
Você pode estar se perguntando é só isso? Calma. Não precisa ficar desapontado. Espere um pouco, pois durante essa leitura você ainda vai descobrir muito sobre a estrutura e organização dos racks.
Embora não pareça, o mundo dos racks pode ser bem complicado. São necessários, não apenas, para o armazenamento de servidores, mas também cumprem funções técnicas relevantes quando se trata de auxiliar os componentes a funcionarem corretamente.
A ideia principal é armazenar os equipamentos de maneira que previna o desgaste e aumente a vida útil dos aparelhos. Desse modo, é possível trabalhar com mais flexibilidade e organização na instalação e manutenção dos servidores.
Veja mais no decorrer do nosso blog.

Para que servem os racks?
Um rack de servidor é utilizado para armazenar e organizar os equipamentos de T.I de maneira que otimize a utilização dos dispositivos e ainda economize espaço físico do ambiente.
Muitos profissionais podem ter dúvida de qual é o rack ideal para ser instalado no servidor que vão gerenciar. Porém, antes de escolher o equipamento ideal é necessário levar em consideração algumas características importantes, como o local onde será instalado, quantidade de componentes que o rack abrigará, tipo de rack que se encaixa ao ambiente, o de chão ou de parede e também o tamanho.
Qual a importância de ter racks na empresa?
Servidores e equipamentos de rede são muito importantes para a infraestrutura do negócio. Eles armazenam dados, transportam informações compartilhadas e fornecem acesso aos recursos para todos os usuários em uma organização. Devido à importância desses equipamentos é interessante certificar-se de que estão seguros, protegidos, organizados e em operação de forma adequada.
Uma das melhores maneiras de atender esses requisitos é considerar o uso de um rack de rede para equipamentos.
A montagem dos dispositivos em um rack os mantém de modo uniforme e espaçado, o que não obstrui a ventilação aumentando a vida útil dos aparelhos. Preservando-os ainda sobre possíveis acidentes com fios e botões desprotegidos.
Como está a organização do cabeamento da sua empresa?
Deixe seu comentário.
Comments